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Especial 7° FAM
Sétimo FAM-FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL
DIA 30/05/2003

Hoje ocorreram dois importantes encontros:

1) SINDICATOS DE PRODUTORES E SINDICATOS DE TRABALHADORES
   DA INDÚSTRIA DO AUDIOVISUAL NO BRASIL

2) REUNIÃO GERAL DA ABD ABERTA AO PÚBLICO CREDENCIADO


Oportunamente, darei mais informações sobre estes encontros.
No da ABD fiquei pouco, e quem puder enviar um relato rápido,
agradece-se a democratização das informações.
No dos sindicatos, algumas informações foram consideradas sigilosas 
e para elas foi pedido tempo, antes da divulgação.


DE QUALQUER FORMA, garanto que o que se conversou é o mesmo
de sempre, as mesmas reivindicações de sempre, que não têm
sido atendidas pelo governo (AINDA) e a busca de formas para
fazer a coisa andar como a comunidade gostaria, novos editais
para produção, novos estímulos à exibição, etc., etc.,etc.

Na ABD o papo que rola é a recomendação para que os cineastas
de curtas e documentários filiados à ABD não se desfiliem das
suas ABDs estaduais, mesmo depois de fazer o primeiro e segundo
longas, ou seja, enquanto ainda forem diretores estreantes.
Entendida como recomendação tudo bem, como imposição é inviável.
A preocupação vai no sentido de que todo cineasta que faz seu
primeiro longa vai correndo para a ABRACI ou APACI e enfraquece
a ABD, que poderia continuar lutando por ele.

Na reunião dos sindicatos, a novidade é a criação de uma UNIÃO
de sindicatos da Indústria, UNIBRA, uma tentativa de fortalecer este
setor na interlocução com o governo, ao mesmo tempo que fortalecer
o CBC como supra-entidade que congrega e extrai reivindicações
comuns e de interesse do coletivo de todo o cinema brasileiro.


Vou reproduzir aqui o texto liberado para a IMPRENSA:

-------------------- reprodução --------------------

Trabalhadores do Audiovisual criam a Unibra


Trabalhadores da indústria audiovisual reunidos em 
Florianópolis durante o Florianópolis Audiovisual 
Mercosul (FAM 2003), na manhã desta sexta-feira (30)
criaram a Unibra - União dos Sindicatos da Indústria
Audiovisual do Brasil. 
A nova entidade agrega nove representações já existentes, 
sendo seis sindicatos de produtores e três sindicatos de
trabalhadores. A entidade irá se reunir a cada dois meses
nos estados onde há representação (SP,RJ,SC,PR,RS,PE).  

“Queremos estreitar nossas relações para combater 
problemas em comum, como a sazonalidade da atividade,
que por ser descontínua deixa os trabalhadores 
desamparados, além de possuir pouca interlocução com os 
órgãos governamentais”, disse Geraldo Pereira dos Santos,
presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria
Cinematográfica e Audiovisual do Rio de Janeiro (STIC). 

A nova entidade já nasce encampando 6 mil trabalhadores. 

Mais Informações
FAM 2003 - Florianópolis Audiovisual Mercosul
www.panvision.com.br
imprensa@panvision.com.br
(48) 223 1749 

--------------- /reprodução ---------------



No começo, eu não entendi bem porque não fazer uma UNIÃO só
dos sindicatos dos produtores, como era a intenção inicial, e
separadamente iniciar uma conversação entre os 3 sindicatos de
trabalhadores, do Rio, de SP e de Santa Catarina agora, inclusive
com abertura para uma UNIÃO de sindicatos de trabalhadores do
Mercosul. Mas depois, com a ausência de sindicatos convidados,
como o mais forte, o da Argentina, entendo que os 3 sindicatos
de trabalhadores de cinema no Brasil quisessem se fortalecer, 
buscando a PARCERIA imediata com os sindicatos da indústria,
para fortalecer JÁ a interlocução com o governo. 

Pessoalmente, acho que o objetivo DE LONGO PRAZO deve ser o de
criar uma UNIÃO DOS SINDICATOS DOS PRODUTORES (OU DA INDÚSTRIA)
e uma UNIÃO DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES DO AUDIOVISUAL. 
Assim, quando houver mais sindicatos, e estas duas UNIÕES forem
fortes o bastante, elas poderão encaminhar suas questões mais
específicas, com maior propriedade e legitimidade, sem precisar
negociar "a priori" com os produtores. POR ENQUANTO, contudo,
penso que foi uma boa solução.

SOBRE as resoluções, estratégias, ações, como MEMBRO FUNDADOR
DO CBC, prefiro acatar a decisão de aguardar que a presidente
do CBC as divulgue em momento oportuno.

Nesta reunião estiveram presentes:

Geraldo Pereira dos Santos  
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria
Cinematográfica - STIC 

Pedro Lazzarini 
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria 
Cinematográfica do Estado de São Paulo - SINDCINE  

Daniel Caldeira 
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria 
Cinematográfica e Audiovisual de Santa Catarina (publicada 
no Diário Catarinense a assembléia de formacão; a ser 
protocolado no Ministério do Trabalho)

Cícero Aragon 
Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do
Rio Grande do Sul - SIAV-RS 

Lucas Amberg
Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do 
Paraná - SIAPAR

Paulo Markun
Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de 
Santa Catarina - SANTACINE  

Pedro Carneiro 
Presidente do Sindicato da Indústria Cinematográfica do 
Estado de Pernambuco - SAP  

Assunção Hernandez  
Presidente do Sindicato da Indústria Cinematográfica do 
Estado de São Paulo - SICESP  

O SIAV-RJ não enviou seu presidente ao FAM, mas certamente 
será comunicado e aderirá.


Mais informações sobre a criação da UNIÃO no site do 
FAM2002/IMPRENSA
http://www.panvision.com.br/f03/mons_info.php

E sobre outros detalhes mais, estes seguem na hora em que
forem liberados para divulgação.

Marcos Manhães Marins



7º Florianópolis Audiovisual Mercosul
FAM2003 – Premiados

Mostra de Curtas Mercosul 

Júri Oficial: 
Melhor Filme: EQUILIBRIO E GRAÇA de Carlos Reichenbach – SP
Melhor Direção: C. STRINGHINI/PAULO T MENDONÇA por No bar – SP
Melhor Fotografia: PAULO JACINTO DOS REIS por Tempo de ira – RJ
Melhor Montagem: PHILIPPE BARCINSKI por A janela aberta – SP
Melhor Roteiro: FLÁVIO TAVARES E ELISA MARIA CABRAL por 
O caçador de miragens: Flávio Tavares – PB
Melhor Trilha Sonora Original: PEDRO LUIS por Atrocidades maravilhosas – SP
Melhor Direção de Arte: MARIA EMÍLIA AGUIAR por Alumbramentos – SC
Melhor Ficção: O CÉU DE IRACEMA de Iziane F. Mascarenhas – CE
Melhor Documentário: RUA DA ESCADINHA 162 de Márcio Câmara – CE
Melhor Animação: O LOBISOMEM E O CORONEL de Ítalo Cajueiro e 
Elvis Kleber – DF
Melhor Ator: GRACINDO JUNIOR em Carro forte – RJ
Melhor Atriz: LAURA CARDOSO em No bar – SP
Menção Honrosa: ATROCIDADES MARAVILHOSAS de 
Renato Martins/Lula C./Pedro P. – SP
Menção Honrosa: SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO de 
Francisco Xavier Caprario – SC
Júri Especial
Prêmio ELETROBRÁS: MANGUE E TAL de Crianças da rede municipal 
de ensino – ES
Prêmio Brasil Telecom: DADÁ de Eduardo Vaisman – RJ
Júri Popular
ALUMBRAMENTOS de Laine Milan – SC
Mostra de Vídeos Mercosul
Júri Oficial: 
Melhor Vídeo: MILK ME de Marco Martins – SC
Melhor Direção: MILENA DE ALMEIDA por XX – MG
Melhor Fotografia: CHARLES CESCONETTO por A coroa – SC
Melhor Edição: RAFAEL MORADO e RICARDO PORTILHO por 
THE SAME OLD CHOICE – MG
Melhor Roteiro: CARLOS A. MORELLI por Alguien debe morir –URUGUAI
Melhor Vídeo Experimental: O REPORTER SHEI-LÁ COLOMI VAI 
AO FORUM de Rafael Rodrigues – SC
Melhor Vídeo Documentário: ANTES DO FIM DO MAR de Dido – RJ
Melhor Vídeo Ficção: MILK ME de Marco Martins – SC
Melhor Vídeo Animação: MARTE de Clécius Rodrigues/ Sávio Leite – MG
Menção Honrosa: SECADOR, MAÇA E LENTE de Pablo Lobato – MG
Menção Honrosa: RELACIONAMENTOS de Gordeeff – RJ
Júri Especial
Prêmio ELETROBRÁS: “NAZA” de Fernando Miceli – PA
Prêmio Brasil Telecom: ROLEIROS de Guilherme Bacalhao –DF
Júri Popular
THE SAME OLD CHOICE 
de Francisca C./Joana M./Rafael M./Ricardo P. – MG


Comentários do CinemaBrasil sobre o evento:
Dia 25/05/2003
Dia 26/05/2003
Dia 27/05/2003
Dia 28/05/2003
Dia 29/05/2003
Dia 30/05/2003

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